POL - PASSIVE OPTICAL LAN

Todos os serviços de comunicação corporativa, em uma única fibra, até a estação de trabalho


REDUÇÃO DE INVESTIMENTO E OPERAÇÃO Economia Estudo de Caso

Arquitetura de Rede Comparativo Áreas de Implantação

A verdadeira convergência de redes.

O que é POL?


POL (Passive Optical LAN) é uma plataforma que utiliza a tecnologia Passive Optical Network para melhorar a disponibilidade e confiabilidade das redes LAN, ao mesmo tempo que proporciona redução de CAPEX e OPEX.

Uma solução inteligente, que permite levar a fibra óptica até a estação de trabalho, por um custo inferior ao de redes LAN metálicas tradicionais.

Ao mesmo tempo em que melhora a performance da rede, a POL permite a estruturação de uma rede com menos elementos, menor consumo de energia e menor ocupação de espaço.

A implementação de uma rede POL contribui para o resultado financeiro de sua empresa, uma vez que se traduz em menores despesas operacionais e de remanejamento.

Vantagens


Redes de cabeamento metálico possuem limitação na sua capacidade máxima de transmissão, bem como nas distâncias que atingem, além de possuírem uma vida útil relativamente curta.

A plataforma POL possibilita a estruturação de uma rede com menos elementos, menor consumo de energia e menor ocupação de espaço, com flexibilidade, alta disponibilidade e compatibilidade com futuros avanços.

A POL soluciona problemas de banda corporativa, uma vez que a tecnologia óptica possui uma capacidade infinitamente maior do que a de uma rede de cabeamento metálico.

Além disso, simplifica a arquitetura das redes, desde o mapeamento até a lógica e distribuição, oferecendo , ao mesmo tempo, fácil gerenciamento e recursos avançados.

Como funciona?


Através de plataforma baseada na tecnologia de redes ópticas passivas, que integra um Switch para Layer 2 e 3, com 8 interfaces elétricas ou ópticas de 1Gbps e até 4 interfaces de 10Gbps SFP ópticas e 8 portas GPON de 2.5 Gbps.

Essa integração possibilita a real convergência das redes corporativas, com baixo CAPEX e OPEX.

Completando a solução, diversos tipos de terminais de usuário (ONUs – Optical Network Units) possibilitam integrar, além da comunicação de voz dados e vídeo/imagem, os sistemas de segurança, automação e muito mais.

Infraestrutura


A tecnologia POL permite uma simplificação de toda a infraestrutura da rede LAN, o que se traduz em remanejamentos, mudanças e acréscimos muito mais simples e rápidos.

Além de todo o ganho com a redução do consumo de materiais não renováveis, tais como o plástico na composição dos cabos tradicionais, uma rede POL também permite a redução de potência de no-breaks (mais espaço físico) e tomadas elétricas.

REDUÇÃO DE INVESTIMENTO E OPERAÇÃO

ECONOMIA

ESTUDO DE CASO

ARQUITETURA DE REDE

COMPARATIVO CAT5/6 vs REDE POL

ÁREAS DE IMPLANTAÇÃO